Como parte complementar à intervenção no transporte coletivo público da capital, a Prefeitura de Manaus inicia uma grande transformação na estrutura física do sistema com reformas e reconstrução de terminais, além da construção de novas estações para levar mais conforto e facilidade aos usuários e ao trânsito da cidade.
Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, as obras são reflexo do equilíbrio fiscal do município. “Estamos com um grande contingenciamento de receitas no orçamento, mais isso não afetará em nada nossas obras. Essas continuarão de vento em popa, pois o dinheiro está todo preservado e à disposição efetiva da prefeitura. Em uma mão temos as operações de créditos definidas antes mesmo da pandemia e que farão com que as melhorias na infraestrutura de Manaus não parem. Na outra, estamos economizando nas despesas do município, cortando cargos, contratos, para enfrentarmos a redução de receita em razão da crise econômica”, explicou o prefeito.
O novo pacote de obras contempla a transformação de três paradas centrais em estações de transferência: Estação Arena, na Avenida Constantino Nery; Estação Santos Dummont, na Avenida Torquato Tapajós, e Estação Parque das Nações, na Avenida Max Teixeira. Os serviços serão executados pela empresa Platinum Construções Ltda., vencedora do processo licitatório que irá trabalhar, simultaneamente, nos três locais a partir de segunda-feira, 18/5, com a fase de instalação de canteiro e criação de projeto.
A primeira etapa das obras é o levantamento topográfico e confecção de projetos, que irá incluir a reforma de telhas, instalação de novas estruturas metálicas. O projeto seguirá o modelo implantado na estação de transferência construída na avenida Constantino Nery durante as obras do complexo viário Ministro Roberto Campos. Todas as estações serão entregues com passarelas equipadas com elevadores, piso tátil, rampas de acessibilidade, bancos metálicos e banheiros. As obras serão entregues em dezembro deste ano.
Assim como a estação no complexo viário da Constantino Nery, as estações Arena, Santos Dumont e Parque das Nações também estarão situadas no perímetro do corredor Sul/Norte, entre os terminais de integração 1 (Constantino Nery) e 3 (Cidade Nova). Nessas estações, os passageiros que vêm nos coletivos procedentes dos bairros irão desembarcar e seguirão a viagem utilizando ônibus articulados ou bi-articulados. Trezentos ônibus novos também deverão ser entregues a partir do segundo semestre. Não há cobrança de passagem nas estações de transferência.
O usuário também poderá acessar as novas estruturas para dar início a uma viagem. Dentro da estação, ele adquire o Cartão Cidadão e compra os créditos necessários para as viagens. A utilização do smart-card nos coletivos será prioritária, mas a passagem também poderá ser paga em dinheiro. A operação do sistema de transporte coletivo será acompanhada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) com a presença de fiscais para verificar a cumprimento da frota, conferir horários das linhas, promover o ordenamento das estações e garantir o acesso seguro aos usuários.
O valor do contrato das obras foi estimado em R$ 7.346.425,77 para a Estação Arena; R$ 5.819.848,35 para a Estação Santos Dummont, ambas no bairro Flores, e R$ 6.150.068,79 para a nova estação Parque das Naçoes, na Colônia Santo Antônio.
Terminais
Como já anunciado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o Terminal 1 (Constantino Nery) será totalmente demolido e no local será construído um novo e moderno terminal, fundamental para atender a grande demanda de transporte coletivo na capital. O contrato com a J Nasser Engenheria Ltda., no valor de R$ 10,3 milhões, foi licitado mediante anteprojeto confeccionado pelo consórcio formado pelas empresas Serviços Técnicos de Engenharia (STE) S.A e AGC Engenharia Ltda. O prazo de construção de 270 dias é contado a partir do início das obras.