Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Melissa Toledo representa o CAU-AM em debate sobre urbanismo sustentável na ExpoUlbra Manaus

Publicidade
Nos dias 14 e 15 de maio, a ExpoUlbra reuniu estudantes e profissionais em torno de temas essenciais para o futuro das cidades na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Manaus. Um dos destaques da programação foi o painel realizado no dia 14, com o tema “Urbanismo na Cidade de Manaus, Direito Ambiental, Planejamento Urbano e o Papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas”. Entre os participantes esteve a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM).

O encontro contou ainda com a presença da professora e arquiteta Reni Moita, da arquiteta e advogada Cristiane Souto Maior e do arquiteto e conselheiro do CAU-AM, Marcelo Megali. O painel teve como objetivo discutir os principais desafios da capital amazonense em termos de crescimento urbano, ocupação do solo, preservação ambiental e a importância de políticas públicas integradas.

Para Melissa Toledo, pensar Manaus é compreender um cenário urbano complexo e repleto de contradições: “Estamos no coração da Amazônia. É uma cidade com desafios severos de infraestrutura, de ocupações irregulares, principalmente em áreas ambientalmente sensíveis, como as margens dos igarapés, e de expansão desordenada que aprofunda a segregação socioespacial”, explicou.

A arquiteta destacou que enfrentar esses desafios requer um olhar estratégico e sustentável, baseado em instrumentos legais como o Estatuto da Cidade, que ela chama de “nossa carta magna urbanística”. Em sua fala, Melissa reforçou que o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação deve ser construído com base em planejamento urbano responsável e fortalecimento institucional.

Durante o painel, a vice-presidente do CAU-AM também apresentou os quatro eixos de atuação do Conselho no estado: a fiscalização do exercício profissional e das práticas urbanísticas; a promoção da ética, da sustentabilidade e do respeito à legislação urbana e ambiental; a atuação em conselhos, fóruns e órgãos públicos e privados na formulação de políticas urbanas; e a capacitação contínua dos profissionais da arquitetura e urbanismo.

Um exemplo prático dessa atuação foi apresentado pelo conselheiro Marcelo Megali, que falou sobre o programa Alvará Mais Fácil, uma iniciativa do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), desenvolvida em parceria com o CAU-AM. Através do programa, os profissionais passam por oficinas de capacitação para facilitar a emissão de alvarás, garantindo maior eficiência e responsabilidade técnica nos processos.

Melissa também ressaltou a importância de levar esse debate para o ambiente universitário: “Estar próximo aos estudantes de arquitetura, engenharia e direito é uma forma de cumprir o nosso papel de dialogar e refletir sobre o futuro das cidades. A ExpoUlbra foi uma oportunidade de fomentar essa consciência crítica e mostrar que o urbanismo não se faz apenas com projetos, mas com responsabilidade social e ambiental”.

A participação de Melissa Toledo na ExpoUlbra reafirma o compromisso do CAU-AM em atuar não só como órgão fiscalizador, mas como parceiro ativo na construção de políticas públicas e na formação de profissionais comprometidos com a melhoria das cidades amazônicas.

Publicidade

Leia mais

Comando de Policiamento Ambiental apreende três embarcações por transporte irregular de combustível

elayne

Cometa que passará perto da Terra poderá ser visto no Brasil

elayne

BNDES se destaca como uma das instituições que mais avalia impacto de sua atuação

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais