A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), deu prosseguimento à maratona Competição de Ideias Inovathon, neste sábado, 26/3, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro.
Os 50 participantes formaram nove grupos, para desenvolver uma solução inovadora para a cidade de Manaus. Durante as atividades do dia, eles tiveram que estudar um problema e buscar soluções, para então dar início a um plano de negócios.
“Nessa atividade, as equipes estão validando o problema e entendendo o que é o problema. Pode parecer simples, mas não é. A maior parte das empresas falha por já apresentar uma solução, esquecendo de analisar se esses problemas realmente existem. Então, a melhor orientação que podemos dar é: faça sua apresentação sobre o problema e não sobre a solução”, ressaltou o diretor do IDT-Cema, Daniel Takaki.
Toda a metodologia foi acompanhada de perto por cinco mentores, especialistas em formação de startups, monetização e negócios, cidades inteligentes e desenvolvimento de empresas, selecionados para auxiliar e orientar os participantes durante toda a maratona.
“Acredito que todos conseguiram escolher um problema que realmente seja uma dificuldade para alguém, e a partir de agora vamos trabalhar em cima de soluções inovadoras para a resolução desses problemas”, discorreu o mentor e empresário digital, Vitor Alves.
As equipes devem apresentar seus projetos aos jurados neste domingo, 28, finalizando as atividades do Competição de Ideias Inovathon.
— — —
– Luiza Queiroz / Semtepi
Foto – Altemar Alcântara / Arquivo Semcom