Conexão Amazônica
POLÍTICA

PL da Dra. Mayara visa coibir assédio e importunação sexual em academias

Publicidade

O Projeto de Lei nº 347/2022, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), dispõe sobre a obrigação de academias, estabelecimentos prestadores de atividades físicas e afins, a adotarem medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco, seja assédio ou importunação sexual, em suas dependências.

Para Dra. Mayara, é inadmissível que a mulher seja importunada e incomodada enquanto pratica atividades esportivas e seu foco é apenas cuidar do bem-estar.

“Quando a mulher decide cuidar da saúde, precisa se sentir segura nesse ambiente. E quando trago este projeto, tenho como objetivo propor um compromisso entre o estabelecimento e a cliente, para que estratégias apropriadas de monitoramento, comunicação e ações sejam utilizadas para proteger essa mulher e coibir qualquer tipo de assédio. Ser importunada é inadmissível”, afirmou a deputada. 

Atos de importunação sexual se caracterizam em insinuações, gestos e comportamentos que constrangem e incomodam as mulheres. Segundo pesquisa realizada pela rede nacional de academias Smart Fit, 05 (cinco) em cada 10 (dez) mulheres já sofreram algum tipo de assédio durante o treino.

De acordo com o PL, as academias, estabelecimentos prestadores de atividades físicas e afins, devem fixar cartazes informativos nos banheiros femininos ou em qualquer outro ambiente, com orientações sobre o local disponibilizado para que a mulher receba ajuda ao se sentir em risco de sofrer violência física, moral, psicológica ou sexual.

Também estão previstos na proposta, o treinamento e capacitação dos profissionais para ação imediata e atendimento à vítima, assim como o auxílio para comunicação do fato à polícia e a proteção da vítima no deslocamento até o local de transporte.

Publicidade

Leia mais

Peixoto vota favorável ao Auxílio Operação Enchente 2021 proposto pela prefeitura

elayne

Peixoto visita Conselhão, no Ramal da Cooperativa, e recebe demandas da comunidade

elayne

Disputa acirrada movimenta últimos dias das eleições em Santo Antônio do Iça

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais