O 12ª Distrito Integrada de Polícia (DIP), que atua sob a coordenação do Delegado Raul Augusto Neto, titular do Distrito, tem obtido resultados positivos quanto a recuperação de aparelhos celulares que foram roubados ou furtados na capital e no interior do Estado entre 2018 e 2019.
Segundo o investigador Geraldo Filho desde janeiro de 2018 , mais de dois mil aparelhos celulares já foram resgatados e entregues aos seus legítimos donos. De acordo com o investigador, as diligências para localizar e recuperar os aparelhos duraram cerca de 30 dias, após a formalização de Boletins de Ocorrência (BO).
Geraldo afirma que o trabalho feito pela equipe policial é detalhado e minucioso, e vai muito além da recuperação do bem “Através do trabalho que é feito pela equipe de investigação, nós não só conseguimos recupera o bem da vítima, como também temos êxito em localizar o receptor e fazer com que esse respondam pelo crime”, afirmou.
Eliane Silva teve o celular roubado na porta do local onde trabalhavam, e graças à polícia teve o bem recuperado “Eu fiquei muito feliz ao receber o meu celular, ele tinha apenas três meses de uso. Eu estava chegando no trabalho quando um mototaxista me assaltou, mas meu telefone foi recuperado e eu estou feliz”, declarou.
O investigado informou que o roubo de celulares é o segundo maior crime cometido no Amazonas. A vítima que tiver o celular roubado devem procurar a delegacia mais próxima e registrar o Boletim de Ocorrência, o mais breve possível. Vale ressalta que é importante ter sempre em mãos o número IMEI do aparelho.
Geraldo Filho dá dicas para que as pessoas não sejam possiveis alvos dos bandidos, principalmente nesse período de festas, onde segundo ele os criminosos atuam com mais frequência. “Evitem falar ao celular no meio da rua ou em lugares desertos, guarde seu celular na bolsa e mantenha a bolsa sempre onde você possa ver, Advertiu o investigador.