Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus oferta suplementação de vitamina A para crianças de até 4 anos

Publicidade

Em meio às estratégias para garantir o desenvolvimento saudável do público infantil, a Prefeitura de Manaus segue ofertando a suplementação de vitamina A para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o serviço em todas as 171 salas de vacina da rede, distribuídas em todas as zonas da cidade.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, informou que o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído em 2005 pelo Ministério da Saúde (MS), órgão responsável pela aquisição e distribuição do insumo aos municípios. Por mais que a deficiência desse micronutriente possa ocorrer ao longo da vida, as crianças menores de 5 anos estão entre os grupos mais suscetíveis para agravos em sua saúde e nutrição.

Publicidade

“O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 trouxe novas evidências sobre a prevalência da anemia e da desnutrição no cenário nacional, e o Ministério da Saúde recentemente atualizou a conduta em relação ao programa. No Norte e Nordeste, considerando as populações mais vulneráveis e a atual situação da insegurança alimentar, a faixa etária foi mantida”, explica.

Serviço

A vitamina A é armazenada em cápsulas, cujo líquido é ingerido pelas crianças, conforme quantidade prescrita pelo médico ou enfermeiro. A suplementação desse micronutriente é administrada nas 171 salas de vacina da Semsa, e os endereços e horários de funcionamento podem ser acessados no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

“A família pode buscar o serviço direto na sala de vacina da UBS, quando o profissional irá avaliar a caderneta da criança, que tem um espaço para ser registrada a administração desse suplemento. A avaliação da caderneta também pode ser feita no atendimento com médico, nutricionista ou enfermeiro, que poderá encaminhar a criança até a sala de vacina com a prescrição da suplementação”, detalha Lia.

A vitamina A pode ser administrada logo após a criança completar 6 meses de idade, de acordo com Lia, e deve ser feita a cada seis meses, até os 5 anos de vida. Ao buscar o serviço, a família deve apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação.

Importância

A nutricionista Lia Ferreira observa que a suplementação de vitamina A traz inúmeros benefícios para a saúde da criança, e a única contraindicação é para casos de alergia ou intolerância à suplementação. A falta do micronutriente pode interferir na síntese de outras vitaminas no organismo, e pode gerar, entre outras condições, a cegueira noturna.

“A suplementação de vitamina A é uma forma de prevenção da anemia causada pela falta deste micronutriente, então é indicada para todas as crianças que se encontram na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. No caso de crianças que já possuem anemia, a quantidade prescrita pelo profissional de saúde é maior”, pontua.

No ano de 2022, a Semsa registrou a administração de 13,7 mil suplementos de vitamina A em bebês de 6 meses a 11 meses de idade, e 51,4 mil em crianças de 1 a 4 anos de idade.


Texto – Victor Cruz / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa


Publicidade

Leia mais

Estudo mostra queda de 94% nos casos sintomáticos de covid com vacina da Pfizer

elayne

Semana da Saúde da Servidora oferece palestras e ações de beleza na FCecon

elayne

População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Queiroga

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais