Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura realiza palestra de conscientização para servidoras da Seminf

Publicidade

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 6/10, palestras informativas alertando a importância do autoexame e os cuidados preventivos para servidoras da Seminf. A atividade integra a programação do “Outubro Rosa”, destinado à conscientização feminina sobre a prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero, e do câncer de mama.

A profissional da saúde Monica Pitanga, que trabalha como médica na UBS S-50, na rua Gabriel Gonçalves, no bairro Aleixo, zona Sul, explicou a importância do autocuidado, e da prevenção, com a meta de atingir com conhecimentos todas as mulheres dos setores e os homens também, que convivem no dia a dia com mãe, esposa, filha, tia, sobrinha ou avó. 

Publicidade

“Essa é uma ação que a Seminf nos deu oportunidade para ensinar, explicar e tirar dúvidas sobre a saúde da mulher, principalmente no mês do “Outubro Rosa”. Nós, mulheres, temos que nos olhar no espelho com carinho, com atenção e trabalhar com a saúde primária que é a  prevenção, não a segundaria, quando já desenvolvemos a doença e para isso precisamos fazer os exames”, explicou Mônica.

Ainda de acordo com a enfermeira, o Amazonas é um estado atípico, pois as mulheres morrem mais rápido do câncer do colo de útero que nos outros estados, e o câncer de mama é um dos que mais atinge as mulheres.

“Aqui no Amazonas, o câncer de colo de útero tem índice bastante alto, por isso é importante as campanhas e o incentivo ao exame. O indicado é para fazer o preventivo a partir dos 24 anos até 65 anos. Em uma pesquisa  foi verificado que as mulheres têm a maior prevalência de desenvolver nesse período, onde a idade ideal de fazer a monografia é a partir dos 40 anos, mas para as mulheres que têm  histórico na família, têm  que fazer o rastreamento bem antes, pois o câncer de mama ele é hereditário”, concluiu Mônica.

A Seminf tem  por objetivo alertar e conscientizar as pessoas na prevenção, reduzindo a mortalidade, por isso está engajada na campanha, como explica Daniele Melo, gerente do serviço Social da secretaria. “Em alusão ao “Outubro Rosa”, todas as quintas-feiras  do mês de outubro vamos realizar palestras com diferentes temas abordados para a saúde da mulher. Estamos intensificando e participação de forma bem efetiva,  pois sabemos da importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama e que isso aumenta a taxa de cura.

— — —

Texto – Rayana Coutinho/ Seminf 

Fotos – Márcio Melo/ Seminf

Publicidade

Leia mais

Manaus alcança a marca de 5 milhões de doses aplicadas da vacina contra a Covid-19

elayne

Amazonas ultrapassa o número de 70 mil recuperados da Covid-19 nesta segunda-feira (13/07)

elayne

Covid-19: média de mortes no país atinge menor nível desde fevereiro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais