Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Saúde AM Digital: Governo do Amazonas amplia para 17 as especialidades oferecidas por Telessaúde

Publicidade

Programa passou a oferecer também geriatria, alergologia e gastroenterologia

 

O Governo do Amazonas ampliou de 14 para 17 as especialidades oferecidas por meio de Telessaúde, sistema que faz parte do Programa Saúde AM Digital. As novas especialidades são geriatria, alergologia e gastroenterologia. O programa já oferecia dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria geral e pediátrica, cardiologia, ortopedia, neurologia geral e pediátrica, ginecologia, psicologia geral e pediátrica, nutrição e pediatria.

 

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a Telessaúde vem se consolidado como alternativa estratégica para a descentralização da assistência especializada. O serviço, afirma a secretária, utiliza tecnologia para encurtar distâncias, aumentar a disponibilidade e reduzir o tempo de espera por consultas, especialmente em regiões mais distantes da capital.

 

“Já temos 17 especialidades à disposição do cidadão em qualquer parte do estado. Agora, o usuário que está em Envira, onde a distância para a capital é de mais de 3 mil quilômetros, o que significa uma viagem de até 28 dias no período da seca, não precisa mais sair de lá para consultar um especialista. Ele pode se consultar da sua cidade. E o melhor, sem precisar sair de casa”, disse a secretária.

 

A Telessaúde está disponível para todos os 62 municípios do Amazonas. O usuário, ao inserir seu pedido de consulta com especialista no Sistema de Regulação (Sisreg), pode optar pelo atendimento on-line e, no dia marcado, acessar o médico do seu próprio celular, baixando o aplicativo Saúde AM Digital. E para quem está aguardando o chamado no Sisreg, ao receber uma mensagem no WhatsApp 3190 1504, precisa manifestar interesse pela teleconsulta e escolher se quer fazer de uma telessala ou direto pelo aplicativo.

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está implantando telessalas em Unidades Básicas de Saúde do interior e em outros serviços da capital, como policlínicas, Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) e Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caimi), para facilitar ainda mais o acesso. São 87 telessalas já instaladas em 33 municípios, incluindo Manaus.

 

A expansão do programa faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera. “Nosso compromisso é garantir acesso e promover a saúde digital como ferramenta de equidade”, ressalta Nayara Maksoud.

 

Desde sua implementação, em abril deste ano, o Saúde AM Digital reduziu de 100 para 19 dias, o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento nas especialidades oferecidas. Especialidades como a psicologia pediátrica aumentou a oferta em 429% e reduziu o tempo de espera em 48%. Em nutrição geral, a oferta aumentou em 85% e a fila reduziu 88%.

Publicidade

Leia mais

Exercício físico no verão alerta para os cuidados com a saúde do coração

Daly Ruiz

Tratamento de esgoto: Primeira fase da obra da ETE Raiz chega à reta final

Elaine Marques

Novembro Azul: obesidade é fator de risco para câncer de próstata

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais