Conexão Amazônica
POLÍTICA

Seap inicia curso de Elétrica Básica no CDPM II

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), iniciou, nesta segunda-feira (07/10), o curso de Elétrica Básica para os internos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), localizado no km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). O projeto terá a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), sob a coordenação da empresa cogestora Embrasil Serviços.

Ao todo, 20 reeducandos participarão do curso, que será dividido em aulas práticas e teóricas. A capacitação, com carga horária de 160 horas, será realizada em três módulos por um período de 45 dias. Ao final, os reeducandos terão conhecimentos de instalações elétricas prediais, residenciais e comerciais de baixa tensão, compreensão de projetos elétricos de uma obra, obedecendo às normas técnicas regulamentadoras e ambientais e outros. A prática será posta dentro da própria unidade.

O instrutor do Cetam, Sidney Negrão da Cruz, ressalta a relevância do curso ministrado aos reeducandos. “Estamos proporcionando um objetivo de vida para estas pessoas que, ao saírem da unidade prisional, possivelmente, entrarão no mercado de trabalho. Afinal, a profissão de eletricista requer bastante habilidade, conhecimento teórico e, principalmente, execução do serviço com segurança. É uma função que não permite erros. Portanto, me sinto privilegiado em passar esse conhecimento aos reeducandos”, comenta o instrutor do Cetam.

Para o diretor da unidade, Lucas de Maceda, o objetivo do projeto é qualificar o reeducando para ser reinserido à sociedade com uma nova perspectiva de vida. “Conto com o empenho e dedicação de todos, pois o que estamos fazendo é para que de fato os internos se recuperem e para que nós não os vejamos reincidindo nos problemas que os trouxeram até aqui. Nós, bem como a sociedade, acreditamos na recuperação e, portanto, nosso intuito é o de prepará-los para o seu retorno à sociedade porque lá é que é o lugar de vocês”, opinou.

O gerente de unidade da Embrasil Serviços, Eliel Correia Ferreira, destaca que o curso é o passo primordial para os reeducandos serem inseridos na sociedade. “Sem dúvidas, o curso terá uma importância significativa na vida dessas pessoas privadas de liberdade, que se tornarão exímios profissionais e serão bem aceitos na sociedade”, ressaltou.

Para o interno Mário* (nome fictício), o curso é uma porta de oportunidade para que possam dar um passo adiante. “Somos pessoas trabalhadoras, espero que a sociedade sinta orgulho de nós”.

Parceria – A parceria entre a Seap e o Cetam tem como objetivo oferecer cursos de qualificação profissional pelo programa de Formação Inicial e Continuada (FIC), no intuito de que os reeducandos possam ser inseridos no mercado de trabalho após o término da sua pena.

Oportunidade – O curso de eletricista é a segunda oportunidade de profissionalização que os internos do CDPM II recebem, somente neste ano. O curso de Manutenção de Ar-Condicionado também já foi ministrado na unidade.

Publicidade

Leia mais

Deputado propõe colação de grau de alunos de medicina da rede pública e privada

elayne

Em Maués, Roberto Cidade destaca importância de entregas que garantem mais dignidade e qualidade de vida à população

elayne

Eleições 2022: hoje é último dia para pedir registro de candidaturas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais