Conexão Amazônica
AMAZONAS

Vila indígena de Betânia completa 62 anos de existência com três dias de comemorações

Publicidade

Prefeitura Santo Antônio do Içá preparou uma programação repleta de homenagens aos povos indígenas

A Comunidade Vila de Betânia Mecürane é uma aldeia indígena da etnia Ticuna, localizada na zona ribeirinha de Santo Antônio do Içá, município a 879 quilômetros de Manaus.

Publicidade

De acordo com dados do Painel Siasi – Sistema de Informação da Saúde Indígena vivem na comunidade atualmente mais de quatro mil habitantes, tendo em sua maioria a população adulta e cristã.

No próximo dia 15 de dezembro a Comunidade Vila de Betânia completa 62 anos de existência, e para iniciar as comemorações a Prefeitura de Santo Antônio do Içá, através do Departamento de Políticas para Juventude (DEPJUV) ligado a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMED), realizou nesta quarta-feira (13) a segunda edição do Festival Cultural Indígena da Juventude.

O evento contou com várias apresentações culturais como concurso de danças regionais e escolha da Miss Ticuna. Todas as apresentações tinham temáticas que homenageavam a cultura dos povos indígenas.

O grupo vencedor no concurso de dança foi o Mocidade Geração de Cristo, que utilizou elementos indígenas ligados a cultura cristã. Já a grande vencedora do concurso de beleza indígena foi a jovem de 15 anos, Libiana da Silva Felipe.

O prefeito Walder Ribeiro da Costa, falou sobre a importância de sempre homenagear a cultura indígena dentro das programações do município. “Está aqui com os nossos irmãos indígenas sempre é um motivo de honra e orgulho, nossa administração continuará os valorizando em todas as áreas”, afirmou o prefeito.

Além do prefeito, estiveram no evento o secretário municipal de educação, Jorge Castro, a subsecretária da pasta, Arenaide Garcia, o vice-prefeito e demais secretários e vereadores.

Natural da Vila de Betânia e pertencente à etnia ticuna, Alberto Xavier, é o primeiro vice-prefeito indígena da história do município e apoiador massivo das causas que lutam pelo seu povo. “Chegamos aqui com muita luta, após dois mandatos como vereador, consegui chegar ao posto de vice graças ao apoio de nossos irmãos indígenas, hoje somos realmente valorizados por essa gestão municipal”, destaca.

A organização do evento esteve sob o comando do coordenador da DEPJUV, Felipe Souza que com auxilio do departamento e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA-SAI), que não mediram esforços para que o evento ocorresse de forma correta.

Povo Ticuna

Segundo dados do Departamento de Cultura da Prefeitura de Santo Antônio do Içá (Depcult-SAI), o termo Ticuna na língua Tupi significa ‘homens pintados de preto’, no qual se refere a uma de suas tradições mais presentes, o da pintura corporal a base de jenipapo. Atualmente as terras da comunidade são homologadas e reconhecidas pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), órgão indigenista oficial do estado brasileiro. Os Ticunas são um povo ameríndio que habitam a tríplice fronteira amazônica, entre Brasil, Peru e Colômbia.

Publicidade

Leia mais

Ampliação da rede de diagnósticos da Covid-19 no interior reflete no aumento do número de casos confirmados no Amazonas

elayne

Parintins 2023: Detran Amazonas coordena tráfego viário na Ilha Tupinambarana durante o festival folclórico

elayne

Wilson Lima e Bolsonaro abrem Feira de Sustentabilidade do PIM

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais